Qualquer um que se inicie no aprendizado da acupuntura logo de depara com um obstáculo que parece inicialmente intransponível. Trata-se da questão dos diferentes paradigmas seguidos pelo pensamento oriental e pelo ocidental.

Ao iniciar o estudo da acupuntura, o aluno em breve percebe que não se trata apenas de aprender uma nova técnica de tratamento. A acupuntura é um recurso terapêutico pertencente ao repertório de modalidades de tratamento da Medicina Tradicional do Oriente, uma racionalidade diferente da ocidental.

Um dos Primeiros e mais elementares passos que o indivíduo desejoso de aprender a acupuntura deve dar é iniciar-se no estudo da anatomia dos canais e colaterais energéticos. E, em particular dentro deste assunto, temos a localização dos pontos responsivos, ou pontos de acupuntura.

No intuito de oferecermos aos estudantes e aos praticantes da acupuntura uma obra de referência, apresentamos a padronização compilada pelo Instituto de Acupuntura e Moxabustão da Academia Chinesa de Medicina Tradicional e aprovada pela administração Governamental de Medicina Tradicional, publicada em Pequim, 1990. Trata-se pois de uma obra de referência oficialmente adotada pelo órgão de saúde do governo Chinês responsável por esta área.

menu